
Amor-perfeito
Nº INVENTÁRIO: 402709/1
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira e outra em corte longitudinal, de Viola tricolor, mostrando o ovário com óvulos, aumentadas seis vezes. As peças assentam por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular em corte com rigor de pormenor.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo e cálice verde; corola amarela e azul.
Ranúnculo-acre
Nº INVENTÁRIO: 402709/16
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira e o corte longitudinal do fruto de Ranunculus acer. As peças assentam por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações (já com pouca definição) com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Tem também a indicação do fabricante. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular e o corte do fruto com rigor de pormenor.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo e fruto verde; cálice e corola amarelos, bem como os órgãos reprodutores.


Flor do tabaco
Nº INVENTÁRIO: 402709/17
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira de Nicotiana tabacum, de corola unida assentando a peça por meio de uma haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular em corte com rigor de pormenor. A peça pode ser desmontada para uma melhor visualização do carpelo.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo e cálice verde; corola rosa.
Papoila
Nº INVENTÁRIO: 402709/18
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira e um botão da papoila Papaver rhoeas. As peças assentam por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular e o botão.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo verde; corola vermelha.


Narciso
Nº INVENTÁRIO: 402709/19
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira de Narcissus poeticus. A peça assenta por meio de um haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular. A parte superior do modelo desmonta-se permitindo a visualização dos três ovários ínferos com seis óvulos.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo verde; corola branca.
Videira
Nº INVENTÁRIO: 402709/20
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira da videira Vitus vinifera. A peça assenta por meio de um haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular. A parte superior do modelo desmonta-se permitindo a visualização dos ovários. Toda a flor está revestida por uma cápsula também desmontável.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo verde e cápsula verdes.


Açafrão bravo
Nº INVENTÁRIO: 402709/21
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira de bolbo Colchicum autumnale. As peças assentam por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular e o bolbo em corte longitudinal.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo branco; corola lilás; bolbo castanho com o interior branco e raízes castanhas.
Licopódio
Nº INVENTÁRIO: 402709/22
DESCRIÇÃO:
Representa um gametófito inteiro de Lycopodium clavatum, ampliado 60x com o esporófito já no início da sua germinação. A peça assenta por meio de um haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o gametófito numa escala muito ampliada.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; gametófito bege.


Cavalinha
Nº INVENTÁRIO: 402709/23
DESCRIÇÃO:
Representa a parte superior da planta Equisetum, ampliada 10x. A peça assenta por meio de um haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar a parte aérea da planta.
Cores: base e haste de suporte, preta; planta branca e castanha.
Prímula
Nº INVENTÁRIO: 402709/24
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira e outra em corte longitudinal de Primula officinalis, com a visualização dos órgãos reprodutores. As peças assentam por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular e em corte.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo verde; cálice verde claro; corola amarela.


Orvalhinha
Nº INVENTÁRIO: 402709/25
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira de Drosera rotundifolia. A peça assenta por meio de um haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; flor verde e vermelha.
Vidoeiro branco
Nº INVENTÁRIO: 402709/26
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor masculina e uma flor feminina de Betula alba. As peças assentam por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar as flores.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; flores verdes.


Centáurea
Nº INVENTÁRIO: 402709/27
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor inteira ampliada 10x e o corte longitudinal de uma peça fértil. As peças assentam por meio de um haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em inglês, alemão, francês e italiano. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar uma flor regular e o corte de uma peça fértil onde são visíveis os órgãos reprodutores.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo verde; corola lilás e a peça em corte é de cor branca.
Planta roda de água
Nº INVENTÁRIO: 402709/28
DESCRIÇÃO:
Representa três armadilhas ampliadas 40x dispostas em torno de uma haste central flutuante. A peça assenta por meio de um haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar as três armadilhas. Cores: Base e hastes de suporte, pretas; armadilhas verdes.


Milho
Nº INVENTÁRIO: 402709/29
DESCRIÇÃO:
Representa as inflorescências masculina e pormenor da feminina ampliadas 25x e 40x respetivamente . As peças assentam por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar as duas inflorescências.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; inflorescências amarelas/verdes.
Urtiga
Nº INVENTÁRIO: 402709/30
DESCRIÇÃO:
Representa a flor aberta e em botão de Urtica dioca . As peças assentam por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações não legíveis. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar os dois aspetos da flor.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; flores totalmente verdes.


Estaque
Nº INVENTÁRIO: 402709/31
DESCRIÇÃO:
Representa a flor e pormenor do caule quadrado de Stacys palustris. A peça assenta por meio de uma haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão . Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto da flor e do caule.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; flores com cálice verde e corola vermelha; caule verde.
Pinheiro (Feminino)
Nº INVENTÁRIO: 402709/32
DESCRIÇÃO:
Representa o cone feminino e pormenor de uma escama com dois óvulos. A peça assenta por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto do cone, da escama e dos óvulos.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; cone verde e vermelho escuro; escama verde, branco e vermelho escuro; óvulos brancos.


Pinheiro (Masculino)
Nº INVENTÁRIO: 402709/33
DESCRIÇÃO:
Representa o cone masculino e pormenor de uma escama. A peça assenta por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto do cone e da escama.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; cone branco; escama branca.
Flor de carvalho
Nº INVENTÁRIO: 402709/34
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor masculina e uma flor feminina. A peça assenta por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto das flores ampliadas 30 x.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; flores verdes.


Salgueiro
Nº INVENTÁRIO: 402709/35
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor masculina e uma flor feminina. A peça assenta por meio de duas hastes numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão, francês e inglês (pouco nítido). Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto das flores ampliadas.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; flores verdes.
Faia
Nº INVENTÁRIO: 402709/36
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor masculina. A peça assenta por meio de uma haste numa base circular em madeira. No centro da base existem informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão (pouco nítido). Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto da flor ampliada.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; flores verdes e brancas com estames amarelos.


Lírio
Nº INVENTÁRIO: 402709/37
DESCRIÇÃO:
Representa uma flor. A peça assenta por meio de uma haste numa base circular em madeira. No centro da base as informações estão pouco nítidas. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto da flor ampliada.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo verde e corola azul-violeta.
Linho
Nº INVENTÁRIO: 402709/38
DESCRIÇÃO:
A peça assenta por meio de uma haste numa base circular em madeira. No centro da base as informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto da flor ampliada 10 x.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; pedúnculo e cálice verdes e corola azul escuro.


Hepática (Gametófito)
Nº INVENTÁRIO: 402709/39
DESCRIÇÃO:
Representa um gametófito masculino. A peça assenta por meio de uma haste numa base circular em madeira. No centro da base as informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto do gametófito masculino ampliado.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; gametófito. branco, verde e vermelho escuro.
Hepática (Anterídio)
Nº INVENTÁRIO: 402709/40
DESCRIÇÃO:
Representa um anterídio. A peça assenta numa base circular em madeira. No centro da base as informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto do anterídio ampliado 1350 x.
Cores: base preta; anterídio verde.


Hepática (Esporófito)
Nº INVENTÁRIO: 402709/41
DESCRIÇÃO:
Representa um esporófito. A peça assenta por meio de uma haste numa base circular em madeira. No centro da base as informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto do esporófito masculino ampliado 24 x.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; esporófito branco e verde e suporte cor de rosa.
Hepática (Arquegónio)
Nº INVENTÁRIO: 402709/42
DESCRIÇÃO:
Representa um arquegónio. A peça assenta por meio de uma haste numa base circular em madeira. No centro da base as informações com o nome científico da espécie e da família, assim como o nome vulgar em alemão. Destaca-se a conceção engenhosa permitindo visualizar o aspeto do arquegónio ampliado 1375x bem como o seu interior com um ovo.
Cores: base e hastes de suporte, pretas; arquegónio verde e ovo castanho escuro.


Orquídea
Nº INVENTÁRIO: 402709/43
DESCRIÇÃO:
Cores: hastes de suporte, preta; pedúnculo e cálice verdes e vermelho escuro.
Dedaleira
Nº INVENTÁRIO: 402709/44
DESCRIÇÃO:
Cores: haste de suporte, preta; pedúnculo e cálice verdes e corola rosa.


Ervilheira
Nº INVENTÁRIO: 402709/45
DESCRIÇÃO:
Cores: pedúnculo e cálice verdes e corola branca.
Ginjeira
Nº INVENTÁRIO: 402709/46
DESCRIÇÃO:
Cores: pedúnculo e cálice verdes, corola branca e fruto brancos.


Minhonete
Nº INVENTÁRIO: 402709/47
DESCRIÇÃO:
Cores: pedúnculo e cálice verdes, corola branca e estames laranjas.
Freixo
Nº INVENTÁRIO: 402709/48
DESCRIÇÃO:
Cores: pedúnculo e cálice verdes.


Sabugueiro
Nº INVENTÁRIO: 402709/49
DESCRIÇÃO:
Cores: pedúnculo e cálice verdes, corola branca e estames amarelos.
Tília
Nº INVENTÁRIO: 402709/50
DESCRIÇÃO:
Cores: pedúnculo e cálice verdes, corola branca e estames amarelos.


Campânula
Nº INVENTÁRIO: 402709/51
DESCRIÇÃO:
Cores: pedúnculo e cálice verdes, corola azul-violeta.
Sanícula-dos-montes
Nº INVENTÁRIO: 402709/52
DESCRIÇÃO:
Cores: pedúnculo e cálice verdes e corola branca.


Flor de macieira
Nº INVENTÁRIO: 402709/58
DESCRIÇÃO:
Cores: base e suporte cinzentos e peça verde.
Bexiga-comum
Nº INVENTÁRIO: 402709/56
DESCRIÇÃO:


Fecundação da flor
Nº INVENTÁRIO: 402709/102
DESCRIÇÃO:
O modelo reproduz a anatomia e o processo de fecundação de uma flor monóica. O modelo gira sobre a base de madeira funcionando em modo de apresentação tridimensional e pode ser observado por toda a turma pois está aumentado 100x relativamente ao natural, permitindo visualizar estruturas que só podem ser vistas à lupa ou ao microscópio. É composto por duas peças desmontáveis, o gineceu em corte longitudinal e o androceu em corte transversal. Neste modelo pode-se observar a formação do pólen já que a antera está em corte transversal podendo ser observados os sacos polínicos e a libertação dos grãos de pólen. Um dos grãos está em germinação e forma o tubo polínico desde o estigma ao ovário através do estilete, onde se observam os dois anterozoides. Podem ainda observar-se outras estruturas como o óvulo, o saco embrionário, as células antípodas e a oosfera. A figura representa um óvulo unilobado, de óvulo anátropo dobrado sobre o seu pedúnculo, o funículo.Folha de dicotiledónea
Nº INVENTÁRIO: 402709/103
DESCRIÇÃO:
O modelo reproduz a constituição de uma folha de dicotiledónea visualizada ao microscópio. O modelo gira sobre a base de madeira funcionando em modo de apresentação tridimensional e pode ser observado por toda a turma pois está aumentado 100x relativamente ao natural, permitindo visualizar estruturas que só podem ser vistas ao microscópio. São bem visíveis células do mesófico, os feixes condutores (xilema e floema), os estomas e a epiderme.


Estrutura da raiz
Nº INVENTÁRIO: 402709/104
DESCRIÇÃO:
O modelo reproduz a constituição de uma estrutura secundária de raíz de dicotiledónea visualizada ao microscópio. Está muito aumentado relativamente ao natural, permitindo visualizar estruturas que só podem ser vistas ao microscópio. São visíveis todos os tecidos constituintes da raiz. É um modelo completamente cosntruído em gesso, de 60 cm de comprimento e 40 cm de altura.
Corte longitudinal e transversal da raiz
Nº INVENTÁRIO: 402709/105
DESCRIÇÃO:
O modelo reproduz a constituição de uma raiz visualizada ao microscópio. O modelo gira sobre a base de madeira funcionando em modo de apresentação tridimensional e pode ser observado por toda a turma pois está aumentado 100x relativamente ao natural, permitindo visualizar estruturas que só podem ser vistas ao microscópio. Representa um corte longitudinal e outro transversal que permite identificar como sendo pertencente a uma dicotiledónea. Também são visivéis extensões da epiderme, os pelos radiculares.


Posição dos óvulos de uma flor
Nº INVENTÁRIO: 402709/106
DESCRIÇÃO:
Modelo de anatomia vegetal - óvulo de angiospérmica - utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Ciências Naturais. Trata-se de um modelo aumentado cerca de 1500 vezes, feito a partir do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintada. Está montado numa base rectangular (20 cm x 15 cm) de madeira pintada de preto. Trata-se de um óvulo ortótropo: o hilo, a calaza e o micrópilo estão numa mesma linha recta. Observa-se o tegumento, ou casca, formado por duas camadas de células esverdeadas: a primina, mais externa, e a secundina, mais interna, que rodeia o nucelo (amarelo), juntando-se e constituindo o funículo. No nucelo é possível observar o saco embrionário germinado (gametófito feminino ou megagametófito), que é na parte fértil do óvulo e dentro do qual se observam oito núcleos (dois fundidos), distribuídas por três regiões: três células mais afastadas do micrópilo - as antípodas -, possuem um núcleo cada uma; outras três células mais próximas do micrópilo, também com um núcleo cada uma e distribuídas de modo que fiquem duas - as sinergídeas - a rodear a oosfera; ainda, uma grande célula central, o mesocisto, que contém os dois núcleos polares.
Posição dos óvulos de uma flor
Nº INVENTÁRIO: 402709/107
DESCRIÇÃO:
Modelo de anatomia vegetal - óvulo de angiospérmica - utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Ciências Naturais. Trata-se de um modelo aumentado cerca de 1500 vezes, feito a partir do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintada. Está montado numa base rectangular (20 cm x 15 cm) de madeira pintada de preto. Observam-se as mesmas estruturas que no modelo 402709/106. No entanto, trata-se de um óvulo campilótropo: o óvulo encontra-se recurvado e o micrópilo e a calaza aproximam-se num mesmo plano horizontal.


Posição dos óvulos de uma flor
Nº INVENTÁRIO: 402709/108
DESCRIÇÃO:
Modelo de anatomia vegetal - óvulo de angiospérmica - utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Ciências Naturais. Trata-se de um modelo aumentado cerca de 1500 vezes, feito a partir do recorte de uma fina chapa metálica (zinco), pintada. Está montado num eixo móvel/rotativo que assenta numa base rectangular (20 cm x 15 cm) de madeira pintada de preto. Observam-se as mesmas estruturas que no modelo 402709/106. No entanto, trata-se de um óvulo anátropo: o eixo principal é curvo e o micrópilo fica virado para a placenta.