
Cuscuta
Nº INVENTÁRIO: 402709/109
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Cuscuta pentagona da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. A editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Cerejeira brava
Nº INVENTÁRIO: 402709/110
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Prunus avium (cerejeira brava) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.


Orquídea
Nº INVENTÁRIO: 402709/111
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Orchis morio (Orquídea) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Hera
Nº INVENTÁRIO: 402709/112
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Hedera helix (hera) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.


Açafrão bravo
Nº INVENTÁRIO: 402709/113
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Colchicum autumnale (Açafrão bravo) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Linária
Nº INVENTÁRIO: 402709/114
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Linaria vulgaris da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.


Onagra
Nº INVENTÁRIO: 402709/115
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Oenothera biennis da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Aveleira
Nº INVENTÁRIO: 402709/116
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Corylus avellana (Aveleira) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.


Cornichão
Nº INVENTÁRIO: 402709/117
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Lotus corniculatus (Cornichão) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Castanheiro da Índia
Nº INVENTÁRIO: 402709/118
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Aesculus hippocastanum (Castanheiro da india) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências).
Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo.
Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho.
As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.


Urtiga branca
Nº INVENTÁRIO: 402709/119
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Lamium album (Urtiga branca) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Salvia do prado
Nº INVENTÁRIO: 402709/120
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Salvia protensis (Sálvia do prado) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.


Salgueiro
Nº INVENTÁRIO: 402709/121
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Salix caprea (salgueiro) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Ranúnculo
Nº INVENTÁRIO: 402709/209
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta ranúnculo da coleção Balslev-Warming. Para a execução deste quadro parietal foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. Este quadro parietal foi criado pelos botânicos dinamarqueses E. Warming e V. Balslev na década de 50 do século passado. No canto inferior esquerdo aparece impresso os nomes dos autores. No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixada em duas barras de madeira.


Coqueiro
Nº INVENTÁRIO: 402709/210
DESCRIÇÃO:
Plantas criptogâmicas
Nº INVENTÁRIO: 402709/211
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da reprodução de plantas criptogâmicas (antiga divisão do Reino Plantae que se referia às plantas que não possuíam flor) com raíz. Pertence a uma coleção criada pelo famoso botânico francês Gaston Bonnier, professor na Sorbonne e editada pela casa francesa Les Fils D´Emile Deyrolle. O quadro representa a parte reprodutora da Samambaia (o feto-comum Pteridium aquilinum) e da Selaginela. O quadro encontra-se um tanto ou quanto danificado talvez pelo uso intenso em sala de aula.


Caixa de sementes
Nº INVENTÁRIO: 402709/387
DESCRIÇÃO:
Caixa de sementes pertencente a uma coleção de seis da casa francesa Deyrolle. A caixa de papelão tem uma tampa de vidro para visualização do interior. Esta caixa tem o título: " Moyens employes par les végétaux pour disséminer leus graines". Apresenta seis tipos de proteção de sementes em seis espécies apresentadas pela sua designação binominal latina. Apresenta também 12 formas de deiscência de 12 espécies. A deiscência é a designação dada em botânica à abertura natural de órgãos ou estruturas reprodutivas quando atingem a maturação. A abertura ocorre ao longo de uma linha de fraqueza interna e visa libertar para o ambiente o conteúdo, geralmente as sementes. Uma das sementes está contida num pequeno tubo de vidro.
Caixa de sementes
Nº INVENTÁRIO: 402709/388
DESCRIÇÃO:
Caixa de sementes pertencente a uma coleção de seis da casa francesa Deyrolle. A caixa de papelão tem uma tampa de vidro para visualização do interior. Esta caixa tem o título: " Moyens employes par les végétaux pour disséminer leus graines". Apresenta seis tipos de frutos e sementes em seis espécies apresentadas pela sua designação binominal latina transportados pelos animais. Apresenta 2 formas de sementes de 2 espécies transportadas pelo vento. Apresenta 3 formas de sementes que saem naturalmente pela abertura dos frutos e ainda 1 fruto transportado pela água. Algumas das sementes estão contidas em pequenos tubos de vidro.


Caixa de sementes
Nº INVENTÁRIO: 402709/389
DESCRIÇÃO:
Caixa de sementes pertencente a uma coleção de seis da casa francesa Deyrolle. A caixa de papelão tem uma tampa de vidro para visualização do interior. Esta caixa tem o título: " Moyens employes par les végétaux pour disséminer leus graines". Apresenta quinze tipos de frutos e sementes em quinze espécies apresentadas pela sua designação binominal latina transportados pelo vento. Apresenta 2 formas de sementes de 2 espécies transportadas no estômago das aves. Algumas das sementes estão contidas em pequenos tubos de vidro.
Caixa de plantas
Nº INVENTÁRIO: 402709/391
DESCRIÇÃO:
Caixa de sementes pertencente a uma coleção de seis da casa francesa Deyrolle. A caixa de papelão tem uma tampa de vidro para visualização do interior. Esta caixa tem o título: "Parasitisme Chez les Plantes". Apresenta parasitas de plantas criptogâmicas, com exemplares de 13 folhas de espécies diferentes parasitadas.


Caixa de plantas
Nº INVENTÁRIO: 402709/390
DESCRIÇÃO:
Caixa de sementes pertencente a uma coleção de seis da casa francesa Deyrolle. A caixa de papelão tem uma tampa de vidro para visualização do interior. Esta caixa tem o título: "Parasitisme Chez les Plantes". Apresenta parasitas de plantas fanerogâmicas e de plantas criptogâmicas, com exemplares de plantas, desenhos e um tubo de vidro com parasitas.
Caixa de plantas
Nº INVENTÁRIO: 402709/392
DESCRIÇÃO:
Caixa de sementes pertencente a uma coleção de seis da casa francesa Deyrolle. A caixa de papelão tem uma tampa de vidro para visualização do interior. Esta caixa tem o título: Fécondation des plants par les insectes". Apresenta seis plantas de espécies diferentes e os insetos em frascos de vidro que as polinizam.
