Cuscuta
Nº INVENTÁRIO: 402709/109
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Cuscuta pentagona da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. A editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Cerejeira brava
Nº INVENTÁRIO: 402709/110
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Prunus avium (cerejeira brava) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Orquídea
Nº INVENTÁRIO: 402709/111
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Orchis morio (Orquídea) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Hera
Nº INVENTÁRIO: 402709/112
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Hedera helix (hera) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Açafrão bravo
Nº INVENTÁRIO: 402709/113
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Colchicum autumnale (Açafrão bravo) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Linária
Nº INVENTÁRIO: 402709/114
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Linaria vulgaris da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Onagra
Nº INVENTÁRIO: 402709/115
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Oenothera biennis da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Aveleira
Nº INVENTÁRIO: 402709/116
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Corylus avellana (Aveleira) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Cornichão
Nº INVENTÁRIO: 402709/117
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Lotus corniculatus (Cornichão) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Castanheiro da Índia
Nº INVENTÁRIO: 402709/118
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Aesculus hippocastanum (Castanheiro da india) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências).
Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo.
Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho.
As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Urtiga branca
Nº INVENTÁRIO: 402709/119
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Lamium album (Urtiga branca) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Salvia do prado
Nº INVENTÁRIO: 402709/120
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Salvia protensis (Sálvia do prado) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Salgueiro
Nº INVENTÁRIO: 402709/121
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta Salix caprea (salgueiro) da empresa Verlag Frommann & Morian da cidade alemã Darmstadt (cidade das artes e ciências). Para a execução deste quadro parietal, feito por volta de 1900, foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. As ilustrações foram criadas pelo pintor Professor Gottlieb von Koch em conjunto com o biólogo Dr. Friedrich Quentell e o professor Heinrich Jung. Esta editora publicou os trabalhos destes autores até 1930. No canto inferior esquerdo aparece impresso "Jung, Koch, Quentell'sche Neue Wandtafeln" e no canto inferior direito: " Verlag Frommann & Morian, Darmstadt". No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixa a duas barrra de madeira.
Ranúnculo
Nº INVENTÁRIO: 402709/209
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da planta ranúnculo da coleção Balslev-Warming. Para a execução deste quadro parietal foi usada a técnica de cromolitografia, que é uma litografia com cores. A litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (normalmente, calcário, e daí a designação litos, pedra) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e o óleo. Para cada cor é usada uma placa de calcário e a folha de impressão passa pela impressora o número de vezes conforme o número de cores. Nestes quadros a folha foi depois colada a uma base de linho. Este quadro parietal foi criado pelos botânicos dinamarqueses E. Warming e V. Balslev na década de 50 do século passado. No canto inferior esquerdo aparece impresso os nomes dos autores. No verso encontra-se uma etiqueta em papel com a identificação da espécie. A tela está fixada em duas barras de madeira.
Coqueiro
Nº INVENTÁRIO: 402709/210
DESCRIÇÃO:
Plantas criptogâmicas
Nº INVENTÁRIO: 402709/211
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da reprodução de plantas criptogâmicas (antiga divisão do Reino Plantae que se referia às plantas que não possuíam flor) com raíz. Pertence a uma coleção criada pelo famoso botânico francês Gaston Bonnier, professor na Sorbonne e editada pela casa francesa Les Fils D´Emile Deyrolle. O quadro representa a parte reprodutora da Samambaia (o feto-comum Pteridium aquilinum) e da Selaginela. O quadro encontra-se um tanto ou quanto danificado talvez pelo uso intenso em sala de aula.