Microscópio monocular composto de Moreau
Nº INVENTÁRIO: 402709/285
DESCRIÇÃO:
Microscópio construído em meados do século XIX, utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Biologia, para visualizar estruturas de tamanho extremamente reduzido. Este modelo é um microscópio óptico monocular que funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem trespassada por um feixe de luz. Está munido de uma objectiva e tem uma base sobre a qual se encontra um espelho, para captar os raios de luz natural ou artificial e assim iluminar as preparações. Tem de altura 45 cm.
Microscópio monocular de E. Messter
Nº INVENTÁRIO: 402709/286
DESCRIÇÃO:
É um aparelho do final do século XIX. Tamanho médio 30 cm alto, feito de componentes ópticos de latão e suporte e placa de ferro preto azulado. Possui foco grosso por meio de uma cremalheira gravada no tubo óptico e foco fino por meio de uma mola vertical localizada no eixo de suporte e acionada por uma roda serrilhada horizontal.
O tubo óptico termina numa objetiva composta por lentes circulares sobrepostas que podem ser aparafusadas.
O condensador é uma roda de cinco diafragmas e está localizado sob a platina quadrada e larga de 10 x 8 cm. O pé, em ferro preto azulado, é uma ferradura com extensão traseira medindo 13 x 9 cm. No tubo óptico há uma etiqueta metálica com o nome do fabricante: Ed. Mestre. Berlim. Existem três exemplares no Museu.
Microscópio monocular Busch
Nº INVENTÁRIO: 402709/287
DESCRIÇÃO:
Microscópio monocular francês
Nº INVENTÁRIO: 402709/288
DESCRIÇÃO:
É um aparelho do final do século XIX. Tamanho médio 30 cm alto, feito de componentes ópticos de latão e suporte e placa de ferro preto. O tubo óptico termina numa objetiva. Não se consegue ler o nome da empresa que aparece gravado na ocular.
Microscópio monocular Ernst Leitz
Nº INVENTÁRIO: 402709/289
DESCRIÇÃO:
Este microscópio monocular Ernst Leitz fabricado sob o nº 125.905 é um modelo semelhante ao de Messter, mas neste a parte superior é de latão. Possui dois alvos de revólver. O condensador é uma roda com cinco diafragmas. Tem três objetivas. Como se projeta ligeiramente da placa, é convenientemente operado pelo lado esquerdo. O pé é uma ferradura. Não é inclinável. É um microscópio muito pesado de 38 cm de altura.