Frasco woulff

Nº INVENTÁRIO: 402709/290

DESCRIÇÃO:

Um frasco Woulff é um recipiente especializado com duas ou três saídas (como é o caso deste) e é projetado para aplicações específicas. Existem pelo menos desde o século XVIII. Pode ser usado como um frasco intermediário para trabalho com vácuo para ajudar a recolher solventes e/ou controlar o vácuo. Também podem ser usados para lavar gases ou dissolvê-los em solventes.

Estufa

Nº INVENTÁRIO: 402709/291

DESCRIÇÃO:

A estufa é um aparelho utilizado em laboratório, no contexto das práticas pedagógicas, para secagem de material de laboratório e de reagentes por ação do calor de uma forma controlada. Esta estufa encontra-se apoiada em quatro pés de ferro, com válvula para regular a corrente de ar. A estufa consiste numa câmara metálica retangular com revestimento interno feito de material refractário e equipada com resistências capazes de elevar a temperatura interior. Existem dois exemplares no Museu. 

Aparelho gasogénico de Briet

Nº INVENTÁRIO: 402709/415

DESCRIÇÃO:

É composto por 2 esferas de vidro ovóides envolvidas por uma rede de palhinha para proteger contra choques e evitar, em caso de explosão da palheta, a projeção de cacos pela força do gás. A junção das 2 esferas e a torneira são em estanho, a base e o pé são em porcelana com a marca Limoges-France. Utilizado para preparar pequenas quantidades de água ou outro líquido com gás, geralmente dióxido de carbono. 

Consta do Cadastro do Liceu Rodrigues de Freitas de 1938.