Hemisférios de Magdeburgo

Nº INVENTÁRIO: 402709/70

DESCRIÇÃO:

Objeto constituído por dois hemisférios metálicos, ocos com paredes bastante espessas, cujos bordos se podem ajustar. Quando contêm ar, podemos justapô-los e separá-los com facilidade. Extraindo o ar interior, os hemisférios são fortemente comprimidos um contra o outro, sendo muito difícil separá-los. Este dispositivo permite pôr em evidência a pressão atmosférica.

Sarilho de poços

Nº INVENTÁRIO: 402709/296

DESCRIÇÃO:

O sarilho é uma máquina muito utilizada para tirar água de poços. Este modelo de sarilho é utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Física. É constituído por um cilindro horizontal que gira em torno de um eixo assente em dois suportes fixos, por meio de uma manivela em cada uma das extremidades. Enrolada no cilindro, há uma corda que na extremidade livre tem um objeto de madeira, que simula um balde para tirar água de um poço. É uma máquina simples muito usada para baixar e elevar corpos na abertura de poços e em trabalhos subterrâneos.

Dinamómetro de mola em hélice

Nº INVENTÁRIO: 402709/412

DESCRIÇÃO:

É usado para medir a intensidade de uma força. Estrutura feita em madeira; mola e gancho em metal. Com escala marcada na madeira. 

Construtor: E. Salvador.

Dinamómetro

Nº INVENTÁRIO: 402709/413

DESCRIÇÃO:

É usado para avaliar a intensidade da força centrífuga no movimento de rotação. Adaptável ao aparelho de rotação. 

Construtor: Max Kohl A.G. (Germany). Data: 1910; 

Consta do Catálogo do Laboratório de Física do Liceu Rodrigues de Freitas, de Álvaro R. Machado - 1916; página 18, n.º 19.