Modelos cristalográficos de minerais em madeira
Nº INVENTÁRIO: 402709/139
DESCRIÇÃO:
São pequenos poliedros, de dimensões centimétricas, talhados em madeira, exemplificando, com rigorosa precisão, as formas cristalográficas distribuídas pelas 32 classes de simetria. Em complemento das aulas teóricas, nas aulas práticas os “batatóides” e as respetivas projeções cristalográficas (com dominio da trigonometria esférica) eram o "terror" da maioria dos alunos. No Museu existe uma grande quantidade destes modelos dsitribuídos por três tabuleiros de madeira retangulares.
Modelos cristalográficos de vidro
Nº INVENTÁRIO: 402709/140
DESCRIÇÃO:
Modelos cristalográficos em vidro, utilizados na visualização da estrutura interna dos minerais nas aulas de Mineralogia/Geologia. No total existem 24 em bom estado.
Trata-se de um conjunto de prismas constituídos por faces em vidro transparente, deixando ver, no seu interior, o sistema de eixos axiais representados por fio de algodão colorido. As arestas são coladas e revestidas a fita adesiva preta.
Eixos cristalogáficos
Nº INVENTÁRIO: 402709/141
DESCRIÇÃO:
Conjunto de seis modelos cristalográficos em metal e madeira, utilizados na visualização das direções do espaço segundo as quais se ordenam as partículas dos cristais. Eram utilizado nas aulas de Mineralogia/Geologia.
Estruturas geológicas
Nº INVENTÁRIO: 402709/144
DESCRIÇÃO:
Dobras e falhas estão representadas em 8 caixas de contraplacado de madeira pintadas a diferentes cores representando as diferentes camadas/estratos rochososo. Nestas cixas os alunos visualizam dobras em antiforma e sinforma, falhas inversas e normais com a possibilidade de formação de grabens e horsts. Um do modelos é constituído por 3 peças permitindo o seu manuseamento na construção da estrutura.