Corpo humano
Nº INVENTÁRIO: 402709/87
DESCRIÇÃO:
Modelo de rim
Nº INVENTÁRIO: 402709/123
DESCRIÇÃO:
Modelo pedagógico usado nas aulas de Ciências Naturais que representa um corte longitudinal de um rim humano. O modelo pode ser visualizado fechado e aberto. Está inserido num suporte metálico, rotativo, numa placa de madeira retangular de cor preta. No modelo podem ser visualizadas todas as estruturas constituintes do rim bem como a artéria e veia renal.
Modelo de coração
Nº INVENTÁRIO: 402709/124
DESCRIÇÃO:
Modelo pedagógico usado nas aulas de Ciências Naturais que representa um corte longitudinal de um coração humano. O modelo pode ser visualizado fechado e aberto. Está inserido num suporte metálico, rotativo, numa placa de madeira retangular de cor preta. No modelo podem ser visualizadas todas as estruturas constituintes do coração bem como os vasos sanguíneos que saem e entram no coração.
Modelo de coluna
Nº INVENTÁRIO: 402709/125
DESCRIÇÃO:
Modelo anatómico da coluna vertebral em corte longitudinal permitindo visualizar a sua constituição bem como os nervos raquidianos, os músculos e as ligações da coluna ao sistema nervoso. O modelo está acoplado a uma placa retangular de madeira pintada de preto onde existe uma placa a identificar o produtor e a respetiva morada. São identificadas as 33 vértebras na coluna, que são divididas em partes ou segmentos, da seguinte forma: Região cervical: 7 vértebras (C1 a C7) Região torácica ou dorsal: 12 vértebras (T1 a T12 ou D1 a D12) Região lombar: 5 vértebras: (L1 a L5) Região sacral: 5 vértebras fundidas (S1 a S5) Região coccígea: 4 vértebras fundidas. No interior da coluna localizam-se a medula espinal e asraízes nervosas. A medula espinal está localizada nas regiões cervical e torácica e é responsável por coordenar membros superiores e inferiores. O final da medula espinal é denominado cone medular, que geralmente está situado na topografia de L1. Abaixo do cone medular localizam-se as raízes da cauda equina.
Modelo da Ascídea
Nº INVENTÁRIO: 402709/126
DESCRIÇÃO:
Material didático que servia para estudo e observação da anatomia dos tunicados nas aulas de Ciências Naturais. Está exposto, permanentemente, na parede do laboratório 0.14. Sob um fundo preto, retangular, são apresentados dois cortes longitudinais de Ascídia, pertencente ao género Molgula. São dois modelos, altamente ampliados que estão fixados ao quadro de madeira e legendados em francês. No modelo da esquerda pode observar-se que foi retirada a parede corporal de modo a possibilitar a observação da anatomia da faringe, com as suas inúmeras fendas branquiais e do coração ventral. O modelo da direita representa um corte longitudinal no corpo do animal, depois de lhe terem sido retirados os principais órgãos internos, de modo a tornar possível a observação da localização de alguns vasos sanguíneas e de algumas células nervosas. Na zona inferior possui uma legenda explicativa, em francês, devidamente numerada. Tradução para Português da Legenda: "Anatomia de Ascídia (Tunicado)" A. Corte lateral do tegumento do animal, com remoção dos órgãos genitais e dos rins. B. Corte de frente do tegumento e de grande parte das brânquias do animal, depois de removidas as vísceras do animal. As contrações do coração ocorrem, por vezes, num sentido como no outro, fazendo com que os vasos alternem o seu papel de veia ou de artéria. Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Chordata; Subfilo: Tunicata ou Urochordata; Classe: Ascidiacea; Ordem: Pleurogona; Família: Molgulidae; Género: Molgula
Modelo de Coral
Nº INVENTÁRIO: 402709/127
DESCRIÇÃO:
Material didático que servia para estudo e observação da anatomia dos corais nas aulas de Ciências Naturais. Está exposto, permanentemente, na parede do laboratório 0.14. Sob um fundo preto, retangular, é apresentado um corte longitudinal de uma haste de Coral (Corallium rubrum) com dois pólipos. Este modelo, altamente ampliado está fixado e legendado em francês. Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Cnidaria; Classe: Anthozoa; Ordem: Alcyonacea; Família: Coralliidae; Género: Corallium; Espécie: Corallium rubrum
Modelo de Medusa
Nº INVENTÁRIO: 402709/128
DESCRIÇÃO:
Material didático no ensino das Ciências Naturais para estudo de características morfológicas e taxonómicas da Medusa. Este exemplar está colocado sobre um quadro de madeira preto. É um modelo anatómico de tom cinza-azulado. Na parte superior encontra-se representado um corte esquemático de cifomedusa, pelo que apenas se observam dois braços orais (lobos compridos e franzidos), dos quatro existentes nas cifomedusas, das costas europeias. Em baixo, à esquerda, vê-se um modelo de duas células urticantes, denominadas de nematocistos. Na zona inferior, deste quadro, existe um cartão com uma legenda explicativa, em francês, devidamente numerada e identificativa de cada uma das estruturas deste cifozoário. Classificação científica - Reino: Animalia; Filo: Cnidaria; Classe: Scyphozoa; Subclasse: Discomedusae; Ordem: Semaestomeae; Família: Ulmaridae; Género: Aurelia; Espécie: Aurelia aurita.
Modelo de aranha
Nº INVENTÁRIO: 402709/188
DESCRIÇÃO:
Modelo ilustrativo de uma aranha, a aranha de jardim europeia, Araneus diadematus, cujo estudo monográfico fazia parte do programa de Ciências Naturais. O espécime encontra-se num suporte de metal, colocado numa base de madeira pintada de preto, tendo o logótipo do fabricante (Les Fils de Emile Deyrolle). É composto por várias peças e permite visualizar os órgãos internos, dado que o modelo representa a aranha em corte transversal. Pertence à coleção «Anatomie Comparée» da Casa Deyrolle. No Museu também existe um guia de leituras explicativas para a interpretação do modelo, com desenhos esquemáticos e enumeração das estruturas de cada elemento, e a escala do modelo em relação ao original (Ampliação de 16x).
Parte superior do sistema respiratório
Nº INVENTÁRIO: 402709/189
DESCRIÇÃO:
Caracol
Nº INVENTÁRIO: 402709/190
DESCRIÇÃO:
Modelo anatómico de um caracol muito ampliado permitindo visualizar a sua constituição. Este modelo pode ser desmontado o que permite vizualizar os órgãos e o interior da concha. O modelo está acoplado a uma placa retangular de madeira pintada de preto onde existe uma etiqueta a identificar o produtor e a respetiva morada.
Modelo da pele humana
Nº INVENTÁRIO: 402709/191
DESCRIÇÃO:
Material didático que servia para estudo e observação da anatomia da pele nas aulas de Ciências Naturais. Está exposto, permanentemente, na parede do laboratório 0.14. Sob um fundo preto, retangular, são apresentados dois cortes longitudinais da pele, um em excelente estado e o outro muito danificado. São dois modelos, ampliados, que estão fixados ao quadro de madeira.
Modelo da secção média da cabeça e pescoço
Nº INVENTÁRIO: 402709/192
DESCRIÇÃO:
Modelo de órgão da visão
Nº INVENTÁRIO: 402709/193
DESCRIÇÃO:
Material didático no ensino das Ciências Naturais para estudo do órgão da visão. Este exemplar está colocado sobre um quadro de madeira preto e exposto na sala 0.14. Trata-se de uma secção ântero-posterior do olho direito visto do seu lado externo com 33 legendas em francês.
Anelídeo poliqueta
Nº INVENTÁRIO: 402709/203
DESCRIÇÃO:
Ténia
Nº INVENTÁRIO: 402709/204
DESCRIÇÃO:
Fasciola hepatica
Nº INVENTÁRIO: 402709/205
DESCRIÇÃO:
Material didático que servia para estudo e observação da anatomia da ténia nas aulas de Ciências Naturais. Está exposto, permanentemente, na parede do laboratório 0.14. Sob um fundo preto, retangular, é apresentado um corte longitudinal de um distoma (nome genérico que antigamente se dava a um tremátode do atual género Fasciola) da face dorsal e da face ventral. Este modelo ampliado está fixado e legendado (com 32 números) em francês. Parece tratar-se da fasciola hepática, parasita dos canais biliares do boi, ovelha, cabra, porco e, raramente, do homem. Classificação científica - Reino: Animalia; Filo: Platelmintes; Classe: Trematoda; Ordem: Echinostomatiformes; Família: Fasciolidae; Género: Fasciola; Espécie: Fascíola hepática
Perca
Nº INVENTÁRIO: 402709/206
DESCRIÇÃO:
Material didático que servia para estudo e observação da anatomia da perca (peixe acantopterígio) nas aulas de Ciências Naturais. Está exposto, permanentemente, na parede do laboratório 0.14. Sob um fundo preto, retangular, é apresentado um corte longitudinal de uma perca como se fosse dissecada. Este modelo ampliado está fixado e legendado (com 76 números) em francês. Classificação científica - Reino: Animalia; Filo: Cordados; Classe: Peixes acantopterígio ; Ordem: Perciformes; Família: Percidae; Género: Perca
Peixe torpedo
Nº INVENTÁRIO: 402709/207
DESCRIÇÃO:
Centopeia
Nº INVENTÁRIO: 402709/208
DESCRIÇÃO:
Material didático que servia para estudo e observação da anatomia da centopeia (um miriápode quilópode) nas aulas de Ciências Naturais. Está exposto, permanentemente, na parede do laboratório 0.14. Sob um fundo preto, retangular, é apresentado um corte longitudinal de uma centopeia como se fosse dissecado. Este modelo ampliado está fixado e legendado (com 63 números) em francês. Ainda apresenta do canto inferior direito a anatomia das pinças femininas. Classificação científica - Reino: Animalia; Filo: Artrópodes; Classe: Chilopoda; Ordem: Litobiomorfo; Família: Lithobiidae; Género: Lithobius; Espécie: Lithobius forficatus