Escorpiões
Nº INVENTÁRIO: 402709/218
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da organização corporal de um escorpião da coleção dos editores franceses HACHETTE & CIE - G. MASSON EDITORES. Este quadro parietal foi criado pelos botânicos Louis Mangin (1852-1937) e Gaston Bonnier (1853-1922) professor de botânica na Sorbonne. Sendo esses cientistas os autores do catálogo analítico de quadros parietais de História Natural, publicado em 1887, podemos datar este cartaz deste mesmo ano ou do ano anterior. Na tela é ilustrada a constituição interna de um escorpião, nomeadamente o sistema circulatório. A tela está fixada em duas barras de madeira.
Anelídeos
Nº INVENTÁRIO: 402709/219
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal da um anelídeo adulto e suas metamorfoses da coleção dos editores franceses HACHETTE & CIE - G. MASSON EDITORES. Este quadro parietal foi criado pelos botânicos Louis Mangin (1852-1937) e Gaston Bonnier (1853-1922) professor de botânica na Sorbonne. Sendo esses cientistas os autores do catálogo analítico de quadros parietais de História Natural, publicado em 1887, podemos datar este cartaz deste mesmo ano ou do ano anterior. Na tela é ilustrada a forma do corpo de um anelídeo e várias partes das suas metamorfoses. A tela está fixada em duas barras de madeira.
Borboleta caveira
Nº INVENTÁRIO: 402709/220
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal do ciclo de vida da borboleta caveira, Acherontia atropos. Na tela podem ser visualizadas as quatro fases do ciclo de vida da borboleta: a postura de ovos, o estado de lagarta, o aparecimento da pupa e depois a forma adulta. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores, somente uma assinatura no canto inferior esquerdo. Esta borboleta é comum em todo o país e no sul da europa.
Crustáceos
Nº INVENTÁRIO: 402709/221
DESCRIÇÃO:
Quadro parietal de crustáceos marinhos no seu habitat. Na tela podem ser visualizados os caranguejos eremitas e os camarões. Os crustáceos constituem um grupo de artrópodes que possui como característica mais marcante a presença de dois pares de antenas na região da cabeça. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Encontra-se um pouco deteriorado talvez pelo uso excessivo em sala de aula.
Crustáceos II
Nº INVENTÁRIO: 402709/222
DESCRIÇÃO:
Na tela podem ser visualizadas em pormenor várias partes da anatomia dos animais. Os crustáceos constituem um grupo de artrópodes que possui como característica mais marcante a presença de dois pares de antenas na região da cabeça. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Encontra-se um pouco deteriorado talvez pelo uso excessivo em sala de aula.
Lavagante
Nº INVENTÁRIO: 402709/223
DESCRIÇÃO:
Celenterados
Nº INVENTÁRIO: 402709/224
DESCRIÇÃO:
O filo dos celenterados (ou cnidários) compreende os corais, águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas. São animais aquáticos, predominantemente de água salgada. Neste quadro estão representadas quatro hidras todas em gemulação (processo de reprodução assexuada). Uma das hidras está a apanhar, com os tentáculos, uma dáfnia para se alimentar. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Encontra-se um pouco deteriorado talvez pelo uso excessivo em sala de aula.
Hidra
Nº INVENTÁRIO: 402709/225
DESCRIÇÃO:
Artiodáctilo
Nº INVENTÁRIO: 402709/226
DESCRIÇÃO:
Os artiodáctilos (latim: Artiodactyla) constituem uma ordem de mamíferos ungulados com um número par de dedos nas patas. É um grupo muito variado, com cerca de 220 espécies descritas. O quadro ilustra uma paisagem da savana africana com gnus e zebras. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Encontra-se um pouco deteriorado talvez pelo uso excessivo em sala de aula.
Artiodáctilo II
Nº INVENTÁRIO: 402709/227
DESCRIÇÃO:
Insetos ortópteros
Nº INVENTÁRIO: 402709/228
DESCRIÇÃO:
O quadro ilustra dois insetos ortópteros completos (um gafanhoto e um grilo- toupeira) e duas terminações dos apêndices articulados. Os ortópteros (do grego Orthos = plano; Pteron = asas) formam uma ordem de insetos cujos membros incluem os gafanhotos, os grilos e os grilos toupeiras . Estes são os ortópteros mais distintos, por possuírem pernas dianteiras bem desenvolvidas utilizadas para cavar túneis e galerias profundas no solo, onde se abrigam e acedem às raízes das plantas, de que se alimentam. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Encontra-se um pouco deteriorado talvez pelo uso excessivo em sala de aula. Classificação científica: Reino: Animal: Filo: Artrópodes; Classe: Insectos; Ordem: Orthoptera
Pássaros
Nº INVENTÁRIO: 402709/229
DESCRIÇÃO:
O quadro ilustra 6 aves pertencentes à ordem Passeriformes, uma grande ordem da classe aves, que compreendem a mais numerosa das ordens, incluindo quase 6 000 espécies, mais da metade do total das espécies de aves existentes, possuindo grande diversificação morfológica, ecológica, biológica e comportamental. Sem grandes certezas, os números 1 e 2 representam andorinhas (uma fazer o ninho e outra a voar), o número 3, um estorninho malhado, o número 4 ?, o número 5 um corvo e o número 6?. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Classificação: Reino: Animal; Filo; Cordados; Classe: Aves; Ordem: Passeriformes.
Abutre
Nº INVENTÁRIO: 402709/230
DESCRIÇÃO:
Mustelídeos
Nº INVENTÁRIO: 402709/231
DESCRIÇÃO:
O quadro ilustra 4 animais carnívoros pertencentes à família dos mustelídeos (furões, doninhas, lontras, texugos). Os mustelídeos têm tipicamente patas curtas, corpo alongado e uma cauda mais ou menos comprida. As orelhas são normalmente arredondadas e o focinho é afilado. Uma das características mais marcantes do grupo é a sua pelagem espessa de coloração e texturas variadas. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Mammalia; Ordem: Carnivora; Família: Mustelidae.
Primatas
Nº INVENTÁRIO: 402709/232
DESCRIÇÃO:
Gorila
Nº INVENTÁRIO: 402709/233
DESCRIÇÃO:
Os gorilas são mamíferos primatas pertencentes ao género Gorilla, endémicos das florestas tropicais do centro da África. O fato de compartilharem entre 98 a 99% do DNA com os seres humanos faz dos gorilas um dos parentes vivos mais próximos, logo depois dos bonobos e chimpanzés. O gorila é o maior dos primatas atualmente existentes. Para além da parte superior do corpo do animal, na tela também é visível o esqueleto completo e a forma das mãos e dos pés comparativamente aos dos humanos. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Classificação científica: Reino: Animal; Filo: Cordados; Classe: Mamíferos; Ordem: Primatas; Família: Hominidae; Género: Gorilla.
Carneiro
Nº INVENTÁRIO: 402709/234
DESCRIÇÃO:
Cabra
Nº INVENTÁRIO: 402709/235
DESCRIÇÃO:
Cabra (ou bode, no masculino) é uma espécie domesticada herbívora de capríneo a partir da cabra-selvagem . No quadro é visível, de perfil em primeiro plano, o animal na totalidade e um outro animal em segundo plano . Ainda são visíveis o tubo digestivo e as patas, tudo numerado. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores. Classificação científica: Reino: Animal; Filo; Cordados; Classe: Mamíferos; Ordem: Artiodactyla; Família: Bovidae; Género: Capra; Espécie: Capra aegagrus; Sub-espécie: Capra aegagrus hircus
Paisagem com animais
Nº INVENTÁRIO: 402709/236
DESCRIÇÃO:
Neste quadro é visível uma paisagem de selva com um leopardo (Panthera pardus) quatro araras (espécies de aves da família Psittacidae), dois primatas a saltarem nas árvores e outros mamíferos a deslocarem-se no mato. A tela não tem informações nem dos autores nem dos editores.